
Mensagem
Em nome da confraria de nossa senhora do rosário da Franqueira, na qualidade de juiz, registo a oportunidade do presente trabalho que serve para cumprir os objectivos desta vestuta confraria - a promoção do culto mariano e do espaço que envolve o icónico santuário que guarda a padroeira de Barcelos, a Srª da Franqueira.
No caso do culto mariano destacam-se os actos religiosos que durante o ano ali se realizam, que neste trabalho são divulgados e actualizados em espaço apropriado.
Na promoção do espaço do santuário, além da sua beleza natural e da história que representa, destaca-se o silêncio que ali se desfruta, bem escasso que transporta à meditação da nossa condição humana, no sentido de melhores comportamentos sociais, para compreender e respeitar o outro, esquecido no barulho do materialismo que vem sendo imposto como valor único.
Por estas razões cabe aos barcelenses cultivarem os valores que a Franqueira representa, orgulhando-se do seu património e recordar todos quantos, ao longo dos tempos, ajudaram no seu engrandecimento.
Por último regista-se um profundo agradecimento a todos que, nos tempos de hoje, ajudam nesta causa, sejam entidades oficiais ou privadas, bem como aos milhares de devotos anónimos que, na sua devoção contribuem na satisfação das necessidades correntes.
Que a padroeira de Barcelos, Nª Sª da Franqueira, interceda junto do seu amantíssimo filho, pela saúde e tranquilidade dos barcelenses.
Alberto Fernandes Santos
Juiz da Confraria