RESENHA HISTÓRICA

Sabe-se que, em 1 de Julho de 1476, o rei D. Afonso V, mandou que dois homens percorressem as terras da Diocese de Braga e outras vizinhas, com o fim de recolher donativos para o culto da Virgem Santíssima do Monte da Franqueira. Mais se sabe que, no ano de 1558, dois devotos barcelenses fundaram a Confraria de Nossa Senhora da Franqueira, primitivamente denominada Confraria da Senhora das Neves da Franqueira e cuja festa se celebrava a 5 de Agosto.

Com a entrada do século XIX e até cerca do fim da sua primeira metade, a Confraria e o Santuário sofreram os duros golpes que, pelo Estado, foram vibrados às Corporações e Associações Católicas. Em consequência destas perseguições a Confraria entrou em letargia. A viragem e o ultrapassar desta situação pode ter acontecido em 1869, ano em que foi concebido e aprovado o projecto dos primeiros estatutos da Confraria de Nossa Senhora da Franqueira. Documento elaborado por vários devotos e sob a presidência de João Baptista Miranda numa reunião realizada na Franqueira, a 6 de Maio de 1869, foi subscrito por proprietários e lavradores das freguesias de Pereira e Remelhe, do concelho de Barcelos.

A partir de aqui e ao longo do tempo, estes estatutos foram sofrendo revisões, nomeadamente em 1936, 1948 e, mais recentemente, em 2000, altura em que aparece a denominação de “CONFRARIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DO MONTE DA FRANQUEIRA”.

Actualmente, a Confraria de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira, é uma instituição jurídico-canónica e pastoral, que tem como objectivo promover o culto e veneração da Santíssima Virgem do Rosário e assegurar a manutenção do Seu Santuário e dos bens que lhe são adstritos.

 A Mesa da Confraria, ciente do valor histórico e cultural que representa para Barcelos o património que possui à sua guarda, trata com atenção, esmero e carinho este local que, há quase nove séculos, foi testemunha silenciosa dos preparativos da Fundação Nacional e promove-o, turisticamente, através da TUREL - Turismo Cultural e Religioso, CRL, da qual é Sócia Fundadora.

Enfim, o amor à Virgem Santa que impulsionou o grupo fundador, continua presente nos que, hoje em dia, trabalham em prol desta vetusta Instituição e, honrando a Deus na pessoa de sua Mãe Santíssima, preservam a tradição e o património que os seus antepassados legaram a Barcelos e ao seu Povo.

SOBRE NÓS

Confraria de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira na prossecução da excelência.


 

LOCALIZAÇÃO

Largo da N. S. da Franqueira, n.º 145
4755-406
Pereira BCL

 

n.s.franqueira@gmail.com

REDES SOCIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • YouTube - círculo cinza

© 2018 Santuário Nossa Senhora da Franqueira.